O serviço de Ouvidoria do Agros, instituído em março de 2014, é um canal de comunicação de “segunda instância” com os participantes, beneficiários e credenciados. Deve ser acionado quando as manifestações não forem solucionadas pelo atendimento habitual realizado pelas unidades de atendimento. A Ouvidoria acolhe consultas, críticas, denúncias, elogios, reclamações, sugestões e requerimento de reanálises de negativas de cobertura assistencial e de reconsideração de resposta ou negativa relacionada aos planos de previdência. É um serviço que visa ao aperfeiçoamento do modelo administrativo, das ações institucionais e da relação com o seu público.
O prazo para retorno das demandas de ouvidoria é de no mínimo 7 dias úteis a 30 dias úteis conforme a Resolução Normativa nº 323/2013.
O Serviço de Ouvidoria do Agros funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18 h e utiliza como instrumentos de interlocução com os seus públicos o formulário eletrônico acessado por meio da página do Agros na internet, o telefone (31) 3899-6570 e o acesso presencial na sede do Agros em Viçosa-MG, por meio de agendamento.
Compete à Ouvidoria:
• Receber, avaliar e encaminhar aos setores específicos do Agros, as solicitações de reanálises, as denúncias, os elogios, as reclamações, as sugestões/críticas e as dúvidas/consultas que lhe forem dirigidas;
• Encaminhar relatório anual de suas atividades à Diretoria Geral do Agros e à Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS.
• Em qualquer momento o manifestante poderá verificar o andamento de sua manifestação, acessando o link CONSULTAR MANIFESTAÇÃO na página da Ouvidoria. Para isso, o manifestante receberá no momento de sua manifestação um número de protocolo.