Eleição para o Conselho Deliberativo do Agros - 2025
Cronograma do processo eleitoral
*As normas eleitorais foram atualizadas pelo Conselho Deliberativo em 11/03/2025, conforme Resolução CDE nº 533/2025.
RESULTADO DA ELEIÇÃO
As chapas 4 e 1 foram as mais votadas na eleição para preenchimento de duas vagas no Conselho Deliberativo do Agros.
A apuração foi concluída por volta das 17h55min.
Número de votos por chapa:
Chapa 1 - 453
Chapa 2 - 361
Chapa 3 - 238
Chapa 4 - 675
Chapa 5 - 430
Brancos e Nulos - 48
CHAPAS HOMOLOGADAS (candidato efetivo e seu suplente):
Chapa 1 - Luciana Aparecida Silva (Luciana da Química) e Vicentina das Dores Martins (Vicentina da CPPD)
Chapa 2 - Adriel Rodrigues de Oliveira e Jansen Cardoso Pereira
Chapa 3 - Rafael Castilho Moreira Guedes e Diogo Braga Dias
Chapa 4 - Rodrigo Rezende Cardoso (Rodrigo Cardoso) e Valter Ladeira de Freitas (Valtinho da PGP)
Chapa 5 - Walmer Faroni e Flavio Magno Moreira Pinto
VOTAÇÃO
Data: 31 de março de 2025
Votação online: as informações de acesso ao sistema de votação serão enviadas para o e-mail e/ou mensagem de celular dos eleitores, conforme dados que constam no cadastro do Agros. Confira, no vídeo, um passo a passo para votar online:
Votação presencial:
Cada eleitor poderá votar em duas chapas. São eleitores todos os participantes titulares e os pensionistas dos planos de previdência A (CLT), VidaPrev e InvestPrev que tenham a partir de 18 anos de idade
Para votação presencial será preciso apresentar documento de identificação com foto.
ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA A VOTAÇÃO ONLINE
No dia da eleição, os eleitores receberão um e-mail e/ou mensagem de celular com o “usuário” e “senha” para acessar o sistema de votação. Os dados serão enviados para o e-mail e/ou telefone que constam no cadastro do Agros.
Até 26 de março de 2025, os participantes podem atualizar o e-mail ou telefone celular no cadastro do Agros, para se certificar de que irão receber os dados para votação online. A atualização cadastral deve ser solicitada à Unidade de Relacionamento, pelos canais de atendimento do Instituto.
DEBATE ENTRE AS CHAPAS
No dia 28 de março será realizado um debate entre as chapas candidatas. O debate será às 14h30, no Auditório do Agros, em Viçosa. Haverá transmissão pelo Youtube*, pelo link https://youtube.com/live/jvB-gkyRrCY?feature=share. Todos os participantes estão convidados a acompanhar!
*O link para transmissão foi atualizado em 28/03/2025.
Os participantes que desejarem podem enviar sugestões de perguntas para serem feitas para as chapas durante o debate. As perguntas podem ser enviadas até às 10h do dia 28/03/2025. Elas serão avaliadas pela Comissão Eleitoral e poderão ser selecionadas para serem feitas para as chapas em um bloco do debate.
Clique aqui para enviar sugestões de perguntas para as chapas candidatas
Ou copie o link https://forms.gle/9CUTVo4FGUnLfZ8r6 e cole no seu navegador
CONHEÇA AS CHAPAS
Mini currículo enviado pelos candidatos
Chapa 1
Luciana é Bacharel e Mestre em Química (UFV), com Especialização em Gestão de Saúde (Facprisma), certificação ICSS, participante da diretoria da SINSUV e 13 anos na UFV. Vicentina é Bacharel e Mestre em Letras (UFV), com Especialização em Informática na Educação (UFLA), certificação ICSS, 32 anos na UFV.
Possuem experiência no Conselho Deliberativo do Agros, onde estão em mandato (abr/2021 – abr/2025).
Chapa 2
Adriel Rodrigues de Oliveira é Professor titular aposentado do Departamento de Administração da UFV; graduação e mestrado em Administração UFMG; Doutor em Administração USP; Áreas de atuação: Finanças, Administração Geral, Gestão de Pessoas, Administração Pública, Políticas Públicas; Chefe do Departamento de Administração 1996/1997; Diretor do CCH/UFV –1997/2001; Membro do Conselho Universitário UFV – 1997/2001; Membro do CEPE UFV – 2007/2010; Diretor da ASPUV – 2006/2008; Presidente da ASPUV – 2008/2010;; Membro do Conselho Deliberativo do AGROS – 2006/2010; Membro do Conselho Deliberativo do AGROS –2021 até hoje; Membro do Conselho Municipal da Saúde – 2022 até hoje; Presidente da Associação dos Participantes do AGROS – Plano B – APAGROS – 2018/2021; Avaliador Institucional e de Cursos do INEP – 2008 até hoje.
Jansen Cardoso Pereira é Administrador, Pós-Graduado em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas, Mestre em Economia Doméstica e Professor de Administração na Univiçosa.
Uma dupla vivência em gestão e com experiência em Previdência e Saúde, inclusive com atuação no Conselho Deliberativo do próprio Agros (mandato abr/2021 – abr/2025), com Adriel centrado em Previdência e Jansen em Saúde.
Chapa 3
- Rafael é administrador no DER/UFV desde 2018; Doutorando em Administração no PPGAdm/UFV (2025-presente); Conselheiro do CONSU (2021-presente); Conselheiro Fiscal na Funarbe (2024-presente); Membro da Comissão de renovação da Política de Desenvolvimento dos Servidores Técnico- Administrativos da UFV (2024-2025); Membro da Comissão de Avaliação de Renda da Matrícula UFV - SiSU e CAp-COLUNI (Membro desde 2020; Presidente em 2022; Vice-Presidente, Campus Viçosa, em 2025); Membro do Colegiado do Departamento de Economia Rural (2021-presente); Representante Técnico na Câmara Comunitária do Campus Viçosa da UFV (2024-presente); Coordenador do PVB na aplicação do ENEM e do PASES (2024); Conselheiro Fiscal da Atens (2021-2024); Estagiário e Prestador de Serviços na Gerência de Gestão de Pessoas do AGROS (2016-2018).
Diogo é administrador no Bioagro desde 2019; Mestrando em Administração Pública pela UFV (2023-presente); Especialista em Gestão Pública (2017); Conselheiro do CONSU (2021-presente); Membro da Comissão de Implantação e Acompanhamento do PGD da UFV (2024-presente); Representante Técnico na Câmara Comunitária do Campus Viçosa da UFV (2024-presente); Membro da CCPDHO da UFV (2024-presente).
Chapa 4
Rodrigo Rezende Cardoso é Engenheiro de Alimentos no Departamento de Tecnologia de Alimentos, com Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atuou como representante no colegiado e participou do Comando de Greve (2024). Atualmente, é membro do Conselho Fiscal da ASBEN e Coordenador da Comissão de Carreira da ASAV.
Valter Ladeira de Freitas é servidor aposentado da PGP, Administrador e especialista em Gestão de Pessoas. Atuou como Chefe do Serviço de Aposentadoria e de Contratos, Diretor assistente de Recursos Humanos, membro do Conselho Deliberativo e Fiscal do Agros, membro do Conselho Fiscal e do Conselho de Administração da UFVCREDI e coordenou a Comissão de Enquadramento do PCCTAE.
Chapa 5
Walmer Faroni, Professor Titular Aposentado pelo DAD/UFV, Mestre e Doutor em Administração e Finanças Públicas. Foi Pró-Reitor de Assuntos Comunitários, Chefe do DAD, Coordenador do Curso de ADM, Diretor do CCH, Membro do CONSU e Diretor da BBT.
Flávio Magno, Graduado e Mestre em Administração. Ingressou no CAp-Coluni, atualmente lotado na PGP atuando na elaboração e manutenção dos serviços em benefício dos servidores.