Administração

 

organograma-setembro-2023


O Conselho Deliberativo é o órgão superior de deliberação e orientação do Agros. Compete ao Conselho Deliberativo a decisão sobre as políticas e planos encaminhados pela Diretoria Executiva e novas proposições, de acordo com previsto na legislação vigente e no Estatuto do Agros.

 

Composição do Conselho Deliberativo:

Efetivos Suplentes
Moacil Alves de Souza (Presidente) Weliton Rodrigues
Luciana Aparecida Silva Vicentina das Dores Martins Ferreira
Adriel Rodrigues de Oliveira Jansen Cardoso Pereira
Eduardo Rezende Pereira Moacir Albuquerque Gomes de Lima
Gualberto Souza Lima e Silva Dilson Novais Rocha
Maria do Carmo Gouveia Peluzio Demóstenes Fernandes 

 

Pauta da próxima reunião do Conselho Deliberativo

ATAS do Conselho Deliberativo 

Resoluções do Conselho Deliberativo

 

O Conselho Fiscal é o órgão de fiscalização geral das ações administrativas, contábeis e financeiras, de acordo com o previsto na legislação vigente e no Estatuto do Agros.

Composição do Conselho Fiscal:

 

Efetivos Suplentes 
Nome E-mail Nome E-mail
Júlio Cesar Nunes (presidente) juliocesar@agros.org.br Luís Carlos Gonçalves  luiscarlos@agros.org.br
Douglas Luis de Araújo douglasaraujo@agros.org.br Robson Luis da Silva robsonsilva@agros.org.br
 José Luiz Pereira
josepereira@agros.org.br Mauro Henrique Gouveia de Castro maurogouveia@agros.org.br
Mateus Henrique de Castro Dias mateus.dias@agros.org.br Cisne Zélia Teixeira Reis  zelia@agros.org.br

 

 

Resumo das Atas do Conselho Fiscal


A Diretoria Executiva do Agros é uma instância colegiada, composta pelos três Diretores: Presidente, de Seguridade e Administrativo-Financeiro, sob a coordenação da Presidência (Diretoria). Compete à Diretoria Executiva a definição das diretrizes e políticas orçamentárias, de gestão de pessoal, de bens e serviços, de acordo com o previsto no Estatuto do Agros.

Compete à Diretoria Executiva apresentar ao Conselho Deliberativo: 
I - o orçamento anual, segregado por planos, e suas eventuais alterações; 
II - o balanço patrimonial consolidado e o relatório anual de informações; 
III - os planos de custeio dos Planos de Previdência e de Assistência à Saúde e de aplicação do patrimônio; 
IV - propostas sobre a aceitação de doações, a alienação de imóveis e a constituição de ônus ou direitos reais sobre os mesmos;
V - propostas de criação de novos planos de Previdência e de Assistência à Saúde;
VI - propostas sobre a admissão de novos patrocinadores e/ou instituidores;
VII - propostas sobre reforma deste Estatuto, dos Regulamentos dos Planos de Previdência e de Assistência à Saúde e outros normativos referentes à alçada do Conselho.
VIII - Política de gestão de pessoas e plano de cargos e salários;

IX - Proposta de alteração da estrutura organizacional. 


Compete ainda à Diretoria Executiva: 
I - aprovar os quadros e a lotação do pessoal do Agros; 
II - aprovar programas, projetos e normativos referentes a Pessoal; 
III - aprovar a designação dos gerentes dos órgãos técnicos e administrativos do Agros; 
IV - aprovar a celebração de contratos, acordos e convênios que não importem na constituição de ônus reais sobre bens do Agros; 
V - autorizar a aplicação de disponibilidades financeiras eventuais, respeitadas a política de investimentos e condições regulamentares pertinentes;
VI - autorizar alterações orçamentárias de acordo com as diretrizes fixadas pelo Conselho Deliberativo;
VII - orientar e acompanhar a execução das atividades técnicas e administrativas, baixando os atos necessários;
VIII - aprovar a aquisição de bens imóveis, desde que previstas na política de investimentos do Agros e permitida pela legislação;
IX - aprovar o plano de contas do Agros e suas alterações.   

 

Composição da Diretoria Executiva:

Cláudio Furtado Soares Diretor Presidente
Marcílio Rodrigues Martins Diretor Administrativo-Financeiro
Áurea Maria Resende de Freitas Diretora de Seguridade

 

A Presidência, dentre outras atribuições e prerrogativas, é responsável pela direção e a coordenação dos trabalhos da Diretoria Executiva; a representação do Agros judicial e extrajudicialmente; a nomeação de prepostos e procuradores; a decisão sobre admissão, transferência, punição e promoção de empregados; a supervisão da administração do Agros na execução das atividades estatutárias e das medidas tomadas pelo Conselho Deliberativo e pela Diretoria Executiva; a aprovação e a supervisão dos trabalhos desenvolvidos nas unidades administrativas ligadas diretamente à Presidência. 

As unidades administrativas ligadas diretamente à DPR são a Assessoria de Comunicação (ASC), a Assessoria Jurídica (ASJ), a Assessoria de Planejamento, Orçamento e Riscos (APR) e a Secretaria Executiva (SEC).

A  Diretoria de Seguridade é responsável pelo planejamento e a execução das atividades de previdência, saúde e de relacionamento com participantes e profissionais de saúde, envolvendo decisão sobre a inscrição de participantes e beneficiários, credenciamento de profissionais, divulgação de informações referentes aos planos, homologação de concessão de benefícios, a aprovação e a supervisão dos trabalhos desenvolvidos nas unidades administrativas ligadas diretamente à Diretoria de Seguridade. 

As unidades administrativas ligadas diretamente à  Diretoria de Seguridade são a Gerência de Previdência, a Gerência de Saúde  e a Gerência de Relacionamento.

A  Diretoria Administrativo-Financeira é responsável pelo planejamento e a execução das atividades financeiras, patrimoniais e de administração de pessoal, material e serviços gerais; a execução orçamentária, o controle da carteira de empréstimos, dos investimentos; a divulgação de informações referentes à evolução econômico-financeira do AGROS; a aprovação e a supervisão dos trabalhos desenvolvidos nas unidades administrativas ligadas diretamente à Diretoria Administrativo-Financeira. 

As unidades administrativas ligadas diretamente à DAF são a Gerência Administrativa, a Gerência de Contabilidade, a Gerência Financeira, a Gerência de Gestão de Pessoas, a Gerência de Investimentos e a Gerência de Tecnologia da Informação.


Unidades Administrativas

A Assessoria de Comunicação é responsável pela administração dos recursos e processos de comunicação interna e externa do Agros, envolvendo o planejamento de ações, os jornais e boletins oficiais, o serviço de ouvidoria, a gestão do e-mail oficial, o conteúdo das páginas na internet e na intranet, o relacionamento com a imprensa, o controle da identidade visual, o acompanhamento da produção de material publicitário, a produção e a revisão de textos em geral.

A Assessoria de Planejamento, Orçamento e Riscos é responsável pela supervisão e a execução das atividades de controles internos e de riscos, pela verificação e a notificação, se for o caso, da observância de políticas, normas, manuais, procedimentos, documentação, sistemas, métodos de trabalho, bem como a aplicação do planejamento estratégico e do orçamento do Agros.

A Assessoria Jurídica é responsável pelo enquadramento do Agros dentro das normas legais, mediante o acompanhamento da legislação pertinente; pela atuação na advocacia preventiva, com a emissão de pareceres, elaboração e, ou, revisão de contratos e outros documentos e pelo atendimento aos participantes; pela atuação na advocacia litigiosa, na interposição de ações e na defesa de demandas judiciais em todos os níveis de jurisdição.

A Secretaria Executiva é responsável pelo apoio administrativo nas reuniões dos Conselhos Deliberativo e Fiscal e da Diretoria Executiva; pela execução de atividades de secretaria no âmbito do Instituto; pelo controle do arquivo de documentos do Agros; e o assessoramento da Diretoria Executiva em demais projetos e trabalhos.

A Gerência de Previdência é responsável pela administração dos planos de previdência, envolvendo o planejamento de novos produtos, prospecção de instituidores e patrocinadores, assim como de novos participantes; gestão de receitas previdenciárias, da reserva de poupança do participante e perfil de participantes e beneficiários, de pagamento de benefícios, programas e serviços voltados para a educação financeira e previdenciária, acompanhamento de avaliações atuariais e geração de informações para órgãos reguladores e fiscalizadores.

A Unidade de Relacionamento é responsável pela administração dos processos de relacionamento com participantes, beneficiários e prestadores de serviços de saúde, envolvendo a gestão do cadastro de participantes e beneficiários do Instituto, pelos atendimentos voltados para previdência, saúde e empréstimo e geração de informações para órgãos reguladores e fiscalizadores.

A Gerência de Saúde é responsável pela administração dos Planos de Saúde com suas diretrizes voltadas para ações curativas e de promoção da saúde, envolvendo arrecadação, auditoria técnica e administrativa, pagamento da rede credenciada e reembolso a participantes, credenciamento e negociação, programas e serviços voltados para a promoção da saúde e prevenção de doenças, acompanhamento de avaliações atuariais e geração de informações para órgãos reguladores e fiscalizadores.

É responsabilidade Gerência Administrativa a administração geral, de pessoal e de recursos tecnológicos envolvendo o planejamento estratégico; a gestão de pessoas, incluindo o provimento e o desenvolvimento organizacional e de pessoas, a gestão de programas, promoção da cultura organizacional e o pagamento; a gestão da infraestrutura tecnológica, incluindo o gerenciamento da rede local de computadores, dos sistemas de gestão, da segurança da informação, do banco de dados, dos sites/portais do Agros na internet e na intranet e o suporte aos usuários; a gestão da infraestrutura física e de contratos com prestadores de serviços, controle da carteira imobiliária, incluindo o controle patrimonial; bem como geração de informações e suporte aos órgãos estatutários do Agros, auditoria independente e para órgãos reguladores e fiscalizadores.

É de responsabilidade da Gerência de Controladoria e Finanças a administração dos recursos garantidores e financeiros e a execução do controle contábil e tributário da Entidade, envolvendo: a gestão dos investimentos junto ao mercado financeiro; o planejamento e a gestão financeira, envolvendo pagamentos, recebimentos e o controle das inadimplências; bem como a geração de informações e suporte aos órgãos estatutários do Agros, auditoria independente e para órgãos reguladores e fiscalizadores.