Viagens da Linha Saúde (Viçosa - Belo Horizonte) serão retomadas em outubro

As viagens serão retomadas a partir de 4 de outubro de 2023.


Publicado em: 25/09/2023 às 13:45hs

 

As viagens da Linha Saúde (transporte Viçosa-Belo Horizonte) serão retomadas a partir de 4 de outubro de 2023, com uma viagem por semana, às quartas-feiras.

A Linha Saúde disponibiliza transporte gratuito para os beneficiários do Agros que precisam realizar consultas e/ou procedimentos de saúde em Belo Horizonte. O transporte é oferecido prioritariamente para casos de “garantia de atendimento” (quando os agendamentos são feitos pelo Agros), conforme a Resolução Normativa nº 566/2022 da ANS. As vagas que não são preenchidas pela garantia de atendimento são disponibilizadas para utilização pelos demais beneficiários. 

Os beneficiários podem solicitar uma vaga para viagem na linha saúde para realizar consultas e procedimentos em Belo Horizonte que tenham cobertura do plano de saúde, mesmo que eles sejam realizados de forma particular. Ou seja, para ter direito ao transporte, a consulta ou procedimento agendado pelo beneficiário deve constar no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ou no regulamento do plano de saúde contratado. 

AGENDAMENTO

Para a primeira viagem, o agendamento do transporte poderá ser solicitado de 25 a 29 de setembro, no horário normal de atendimento do Agros.

Confira as orientações para agendar o transporte:

  • O agendamento das viagens deve ser feito exclusivamente no atendimento presencial do Agros, em Viçosa, ou pelo telefone/WhatsApp (31) 3899-6550. Atenção: o agendamento não pode ser feito por e-mail.
  • A solicitação do transporte pode ser feita a partir de 30 dias antes da data marcada para a consulta ou exame, até a sexta-feira anterior à viagem.
  • Para agendar o serviço, o beneficiário deve apresentar um documento de identificação com foto e a carteira assistencial do plano de saúde. No momento da solicitação será observada a elegibilidade do beneficiário (se ele pode usar o plano), as carências e a cobertura do plano para a consulta ou procedimento agendado em Belo Horizonte.
  • No caso de solicitações feitas por telefone, será responsabilidade do beneficiário comparecer ao Agros para assinar o requerimento e retirar a passagem antes do dia da viagem. Na ocasião, ele também deve retirar a declaração de comparecimento que deverá ser preenchida pelo profissional de saúde em Belo Horizonte. 
  • Depois de solicitar o agendamento, o beneficiário deve aguardar a confirmação da reserva e a emissão da passagem, que será feita na segunda e terça-feira anterior à viagem.  

Fique atento: só são reservadas vagas para participantes com consulta ou procedimento já marcado em Belo Horizonte.

VIAGEM

As viagens da Linha Saúde serão realizadas sempre às quartas-feiras, com saída de Viçosa às 5h da manhã e retorno previsto para às 18h.

O embarque para retorno à Viçosa será feito exclusivamente no ponto de acolhimento, que será no Instituto de Olhos de Belo Horizonte. 

Atenção: O Agros não se responsabiliza pelo transporte dos beneficiários até o ponto de embarque, em Viçosa e em Belo Horizonte, e entre os pontos de desembarque e os locais de atendimento na capital. 

ORIENTAÇÕES GERAIS:

  • O serviço da Linha Saúde destina-se exclusivamente ao transporte de passageiros. É proibido utilizá-lo para transporte de animais ou mercadorias de qualquer natureza.
  • Os seguintes pacientes têm direito a um acompanhante na viagem: 
    • menores de 18 (dezoito) anos de idade;
    • maiores de 60 (sessenta) anos de idade;
    • que forem submetidos a procedimento que comprometa sua capacidade física ou mental, independentemente da sua idade;
    • que são considerados inválidos, conforme estabelecido nos regulamentos dos planos de saúde; 
    • que estiverem gestantes.
  • Na viagem de volta o beneficiário deverá apresentar uma declaração de comparecimento ao atendimento de saúde, carimbada e assinada pelo profissional de saúde assistente ou equipe administrativa. Caso a declaração de comparecimento não seja apresentada,  serão aplicadas penalidades na utilização do serviço, conforme previsto na Norma de Gestão da Linha Saúde e Manual de Utilização.
  • Os passageiros e acompanhantes podem portar bagagens de mão, desde que elas não ultrapassem o espaço de seu próprio assento. Cada passageiro e acompanhante são inteiramente responsáveis pelos itens que carregam em sua bagagem ou que estão em sua posse.