.
Publicado em: 31/01/2025 às 15:00hs
A Reforma da Previdência, que entrou em vigor com a Emenda Constitucional nº 103/2019, trouxe mudanças significativas relacionadas à aposentadoria dos trabalhadores e pensão dos seus dependentes, em caso de falecimento do trabalhador.
Uma das mudanças de maior impacto refere-se às regras de concessão e valores das pensões civis pagas após o falecimento de servidores públicos da ativa e aposentados. Confira, a seguir, mais informações sobre como é feito o cálculo do valor da pensão paga ao cônjuge e/ou filhos menores ou inválidos em caso de falecimento do servidor.
Falecimento de servidor aposentado
Em caso de falecimento do servidor já aposentado, a pensão por morte paga pela União será equivalente a uma cota familiar de 50% do valor da aposentadoria que o servidor falecido recebia, acrescida de cotas de 10% por dependente, até o máximo de 100%. Veja alguns exemplos:
Cálculo da pensão referente a um servidor APOSENTADO que deixa UM DEPENDENTE (esposa)
Cálculo da pensão referente a um servidor APOSENTADO que deixa TRÊS DEPENDENTES (esposa e dois filhos menores de idade ou com invalidez permanente)
Falecimento de servidor ativo
Em caso de falecimento de servidor que está na ativa, a pensão será equivalente a uma cota familiar de 50% sobre a projeção de aposentadoria por incapacidade a que o servidor teria direito na data do óbito, acrescida de cotas de 10% por dependente, até o máximo de 100%. Veja alguns exemplos:
Cálculo da pensão referente a um servidor ATIVO que deixa UM DEPENDENTE (esposa)
Cálculo da pensão referente a um servidor ATIVO que deixa TRÊS DEPENDENTES (esposa e dois filhos menores de idade ou com invalidez permanente)
Além do enorme impacto emocional, com o falecimento do servidor a família pode ter uma perda de renda significativa. Em relação a isso, é possível fazer escolhas no presente para garantir a segurança financeira dos familiares no futuro.
O InvestPrev é uma alternativa para construir uma reserva para suprir esta perda, quando ela ocorrer. Ele é um plano de previdência complementar que permite fazer um planejamento financeiro para acumular recursos e ter uma renda adicional no futuro, para uso próprio ou dos dependentes.
Clique aqui para saber mais sobre o plano e fazer simulações de benefícios.
Ou entre em contato para mais informações sobre como preparar, já, um futuro financeiramente mais seguro para a sua família.
Estamos à disposição para simular o cenário que possa atender sua necessidade.