Em outubro, as negociações do Agros com a União, relativas à devolução de recursos do Plano B, tiveram importantes avanços rumo à assinatura do acordo.
Publicado em: 28/10/2021 às 19:30hs
No dia 7 de outubro, o Agros participou de uma reunião bilateral mediada pela Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF/CGU/AGU) com representantes do Ministério do Trabalho e Previdência, da Procuradoria-Geral da União (PGU) e da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc).
A reunião organizou-se em dois momentos. No primeiro, foi discutida a forma de pagamento do montante que será devolvido à União, que totaliza R$ 411.114.018,78. Chegou-se ao acordo de que o pagamento será feito em quatro parcelas de igual valor (sem correção monetária), nas seguintes datas:
1ª parcela – 31/12/2021 | 3ª parcela – 28/02/2022
2ª parcela – 31/01/2022 | 4ª parcela – 31/03/2022
No segundo momento da reunião foram abordados os aspectos jurídicos do acordo que será assinado entre as partes, com destaque para os seguintes pontos: criação do novo Plano de previdência que substituirá o atual Plano B;
Dentre os entendimentos estabelecidos na reunião, o Agros e a Previc comprometeram-se a encaminhar, até o dia 18 de outubro para a CCAF, a sugestão de texto que comporá o termo de acordo. No período entre a reunião do dia 7 e o dia 18 de outubro, a Assessoria Jurídica do Agros esteve em contato com a Previc e a CCAF, a fim de sanar dúvidas e alinhar pontos relevantes para a redação do texto sugerido.
Após consolidação das considerações dos órgãos envolvidos, será redigido o Termo de Acordo e a Câmara de Conciliação e Arbitragem da Administração Federal (CCAF/CGU/AGU) encaminhará para assinatura a todos os órgãos envolvidos.
Ações necessárias à elaboração do novo Plano de Previdenciário
Em 5 de outubro, o Agros designou uma comissão para apresentar o desenho do novo plano previdenciário decorrente do Plano Previdenciário B. Clique aqui para conhecer os membros da comissão.
Dentre as ações necessárias para a aprovação e execução do novo Plano de Previdência, envolvendo a Comissão e os órgãos de governança, destacam-se: