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Publicado em: 29/09/2023 às 19:30hs
O Agros não tem atuação direta na administração dos hospitais de Viçosa - São João Batista (HSJB) e São Sebastião (HSS) - que são filantrópicos e com gestão própria, conforme regulamentação e regimento das entidades. Entretanto, os dois hospitais são credenciados ao Agros, o que significa que prestam atendimento aos beneficiários do plano de saúde e recebem pagamentos mensais referentes aos serviços prestados.
De janeiro a julho de 2023, foram repassados aos dois hospitais R$ 3.457.333,57 relativos a pagamento de atendimentos ambulatoriais e R$ 2.311.762,56 para pagamento de internações de beneficiários. Esses valores não incluem os honorários relativos a serviços hospitalares prestados pelos profissionais credenciados, que são repassados diretamente para a conta desses profissionais. Os pagamentos são feitos sem atrasos, geralmente até o segundo dia útil do mês.
Além dos repasses mensais de recursos financeiros, o Agros desenvolve ações e projetos que buscam incentivar a qualidade no atendimento e a eficiência na gestão de leitos e recursos. A seguir, conheça algumas dessas ações.
Política de segurança do paciente
O Agros iniciou, em julho de 2023, em parceria com o Departamento de Medicina da UFV e Casa de Caridade de Viçosa – Hospital São Sebastião, o desenvolvimento de uma “Política de Segurança do Paciente”. O documento estabelecerá procedimentos e orientações para a atuação das equipes de forma a prevenir, reduzir ou mesmo eliminar os riscos evitáveis nos cuidados à saúde dos pacientes que estão recebendo atendimento hospitalar.
Alguns exemplos de ações que se pretende diminuir com a implantação da Política de Segurança do Paciente são: quedas do leito, administração incorreta de medicamentos, erros na realização de procedimentos cirúrgico, troca de nome do paciente na realização de exames laboratoriais ou de imagem, entre outros.
Após a aprovação da Política pela equipe técnica e administrativa do Hospital São Sebastião, ela será implantada e será realizado um trabalho de sensibilização para que as práticas revistas sejam aculturadas e passem a fazer parte, de fato, da rotina das equipes responsáveis pela assistência. A expectativa é que esse trabalho tenha reflexo para toda a comunidade, uma vez que vai incentivar a melhoria da qualidade da assistência hospitalar e a experiência e jornada de todos os pacientes dentro do hospitais e não apenas para os beneficiários do Agros.
DRG – Grupo de Diagnósticos Relacionados
Em abril de 2021 o Agros passou a utilizar, nos dois Hospitais de Viçosa e no Hospital Madre Teresa, em Belo Horizonte, uma plataforma de gestão chamada Grupo de Diagnósticos Relacionados - DRG Brasil, administrada pela empresa Grupo IAG Saúde – Gestão e Tecnologia na Saúde.
A plataforma DRG Brasil utiliza uma metodologia de análise de dados recolhidos durante as internações dos beneficiários para que seja feito o monitoramento da jornada dos pacientes, beneficiários do Agros, durante a sua internação. Alguns exemplos desses dados, que são coletados a partir dos registros do Prontuário Médico: o motivo principal da internação, as comorbidades ou complicações apresentadas pelo paciente no momento da admissão no hospital, os procedimentos cirúrgicos e invasivos realizados, os eventos adversos que representam as complicações e eventuais acidentes que aconteceram durante a internação.
A partir da análise dos dados, o Agros e os prestadores de serviço podem identificar padrões nos atendimentos e pensar em melhorias nos modelos assistenciais e de remuneração, com sistemas baseados em entrega de valor e medicina de alta qualidade.
O monitoramento via DRG também traz a possibilidade de reduzir internações evitáveis, evitar as complicações hospitalares e garantir a alta segura, além de estimular o uso eficiente dos leitos. Como consequência, ocorre o aumento da segurança do paciente e o sistema de saúde torna-se mais sustentável.
Auditoria Concorrente
Além do DRG, o Agros também atua com a “auditoria concorrente” nos hospitais de Viçosa. Ela é realizada por auditor médico ou enfermeiro, que visita o paciente internado e avalia o seu estado clínico, o prontuário médico e outras documentações relacionadas ao caso, a fim de avaliar se o tratamento e o serviço que está sendo prestado é adequado para as condições clínicas e o diagnóstico apresentado para o beneficiário internado.
Se necessário, o auditor pode se reunir com a equipe do hospital e/ou do plano de saúde para colher informações, discutir o caso e passar orientações.
Atualmente, a auditoria concorrente é feita pela empresa Integra Gestão em Saúde, contratada também para atuar na regulação e auditoria retrospectiva do Agros. A auditoria concorrente tem permitido que alguns problemas sejam identificados de forma rápida e solucionados ainda durante a internação, proporcionando mais segurança no atendimento prestado aos beneficiários.